Fale com a Ouvidoria
Portal do Beneficiário | Ainda não sou cadastrado!  


Central de Teleatendimento (2ª a 6ª feira - 7:30h às 19:30h) - Tel.: (21) 2126-7000

CAC - Caixa de AssistÍncia dos Servidores da CEDAE


Portal TISS


Dúvidas Frequentes - Portal TISS

 

Caso prefira, você pode fazer o download do Manual do Portal TISS em pdf.

 

1. Primeiro Acesso
2. Troca de Senha
3. Administração de Usuários
4. Enviando faturamento através de Arquivo XML
5. Enviando faturamento através do preenchimento online de guias
6. Verificação de Elegibilidade
7. Comunicacação de Internação/Alta
8. Demonstrativo de Pagamento
9. Relatório Analítico
10. Notas Fiscais
11. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
12. WebServices

 

1. Primeiro Acesso

Caso voc√™ n√£o tenha acessado a vers√£o 3.02.00 do Portal Tiss da CAC, ser√° necess√°rio efetuar o cadastro inicial. Basta clicar em ‚ÄĚCadastre-se‚ÄĚ como a imagem abaixo demonstra.

 

 

Após clicar neste botão, você será redirecionado para o formulário de cadastro, onde deverá preencher todos os campos.

 

 

Depois de clicar em ‚ÄúCriar‚ÄĚ voc√™ dever√° visualizar uma mensagem de sucesso, sendo assim, basta efetuar o login, digitando seu email e senha informados no formul√°rio de cadastro.

 

Caso você veja uma mensagem informando a já existência de um usuário administrador cadastrado neste CNPJ/CPF, entre em contato com a nossa equipe de suporte através de tiss@cac.org.br.

 

2. Troca de Senha


Caso voc√™ j√° tenha se cadastrado em nosso portal, mas por algum motivo tenha perdido a senha, clique em ‚ÄúRedefinir de senha‚ÄĚ.

 

 

Em seguida, basta digitar seu e-mail e clicar em ‚ÄúRedefi nir senha‚ÄĚ. Nossos servidores enviar√£o uma mensagem autom√°tica com as instru√ß√Ķes para troca de senha e voc√™ receber√° dentro de minutos.

 

 

3. Administração de Usuários


√Č comum que um gestor precise criar diversas contas para diferentes setores dentro de um prestador, tais como faturamento ou atendimento, por exemplo. Nesse caso, o portal possui uma funcionalidade de administra√ß√£o de usu√°rios.

 

 

Para ter acesso, basta clicar no menu ‚ÄúUsu√°rios‚ÄĚ, ‚ÄúAdministrar‚ÄĚ.

 

 

Em seguida, a tela de listagem de usu√°rios aparecer√° com todos os usu√°rios j√° cadastrados para esse CNPJ/CPF.

 

Voc√™ pode excluir ou redefinir a senha para quaisquer um deles. Caso precise cadastrar um novo usu√°rio, basta clicar no bot√£o ‚ÄúCadastrar Usu√°rio‚ÄĚ destacado na imagem acima a tela de cadastro de usu√°rio, semelhante a de primeiro acesso aparecer√° para voc√™. Basta inserir as informa√ß√Ķes e clicar em ‚ÄúCriar‚ÄĚ.


4. Enviando faturamento através de Arquivo XML


Uma das funcionalidades mais utilizadas em nosso Portal TISS é o envio de faturamento através de arquivos XML.

 

Basta criar um arquivo XML na vers√£o 3.02.00 atrav√©s de seu sistema de gest√£o m√©dica e nos enviar atrav√©s do formul√°rio na imagem abaixo. Para ter acesso a esta tela, clique no menu ‚ÄúFaturamento‚ÄĚ, ‚ÄúEnviar XML‚ÄĚ.

 

 

Se o envio for bem sucedido, uma tela com a capa de protocolo aparecer√°.

 

 

Caso o envio possua algum erro de preenchimento, será mostrado um relatório de erros para correção e reenvio do arquivo XML.

 

 

Para visualizar os envios anteriores, basta clicar em ‚ÄúFaturamento‚ÄĚ, ‚ÄúHist√≥rico de Envio‚ÄĚ. Nesta tela ser√° exibida uma listagem com todos os envios anteriores, bem sucedidos ou n√£o. Dessa forma, voc√™ poder√° reimprimir capas de protocolo ou ter acesso a relat√≥rios de erros e demonstrativos de an√°lise de conta.

 

 

Na imagem acima, o item 1 √© o filtro utilizado para ordernar o hist√≥rico de envio. O n√ļmero 2 √© o valor apresentado pelo protocolo. O bot√£o localizado no n√ļmero 3 √© um link para o download da capa de protocolo. No n√ļmero 4 voc√™ encontra o bot√£o para visualiza√ß√£o do Status de Protocolo. No n√ļmero 5, voc√™ visualiza o demonstrativo de an√°lise de conta.

 

5. Enviando faturamento através do preenchimento online de guias


Caso voc√™ n√£o possua um software de gest√£o m√©dica e precise digitar as guias de faturamento online, basta clicar na guia desejada dentro do menu ‚ÄúFaturamento‚ÄĚ.

 

 

As nossas guias eletr√īnicas seguem o Padr√£o TISS e s√£o semelhantes as guias f√≠sicas, utilizando os mesmos nomes e numera√ß√£o. Os campos marcados com um asterisco (*) s√£o obrigat√≥rios.

 

Nas guias de SP/SADT e Interna√ß√£o existe o anexo de Outras Despesas. Para utiliz√°-lo, basta preencher os dados e clicar em ‚ÄúIncluir Despesa‚ÄĚ. Na parte inferior, existem os ‚ÄúTotais‚ÄĚ, onde s√£o informados os somat√≥rios de todas as cobran√ßas informadas para apura√ß√£o.

 

 


6. Verificação de Elegibilidade


Uma funcionalidade bastante utilizada √© a Verifica√ß√£o de Elegibilidade. Clicando em ‚ÄúBenefici√°rios‚ÄĚ, ‚ÄúVerifica√ß√£o de Elegibilidade‚ÄĚ, voc√™ tem acesso a essa funcionalidade.

 

 

Basta digitar o n√ļmero da carteira, seguido pelo d√≠gito verifi cador e as informa√ß√Ķes relativas a car√™ncia e elegibilidade ser√£o trazidas. √Č importante ressaltar que o DV sempre deve possuir 3 d√≠gitos, caso ele seja menor que isso, complete com zeros. Ex.: 123456789-10, digite 123456789010.

 

7. Comunicacação de Internação/Alta


Tamb√©m √© poss√≠vel informar Interna√ß√£o e Alta de um paciente atrav√©s de nosso Portal TISS. Ambas as funcionalidades se encontram em nosso menu ‚ÄúBenefici√°rios‚ÄĚ.

 

 

Para informar a Interna√ß√£o de um benefici√°rio, digite o n√ļmero da carteira, da mesma forma instru√≠da no item de Verifica√ß√£o de Elegibilidade e a data de interna√ß√£o.

 


Para informar a Alta, digite o N√ļmero de Carteira, a Data de Alta e o Tipo de Encerramento.

 

8. Demonstrativo de Pagamento


Em ‚ÄúBenefici√°rios‚ÄĚ, ‚ÄúDemonstrativo de Pagamento‚ÄĚ, voc√™ visualiza o Demonstrativo de Pagamento do per√≠odo espec√≠ficado.

 

 

9. Relatório Analítico


Caso precise verificar informa√ß√Ķes referentes a um determinado processo ou suas glosas, basta utilizar a funcionalidade de Relat√≥rio Anal√≠tico, encontrada no menu ‚ÄúDemonstrativos‚ÄĚ.

 

 

O N√ļmero de Processo √© atrelado a um n√ļmero de protocolo e pode ser encontrado em sua capa.


10. Notas Fiscais


Caso precise de informa√ß√Ķes sobre os valores para emitir notas fiscais, basta clicar em ‚ÄúDemonstrativos‚ÄĚ, ‚ÄúNotas Fiscais‚ÄĚ.

 

 

11. Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte


Durante o per√≠odo de declara√ß√£o de imposto de renda disponibilizamos a Declara√ß√£o do Imposto de Renda Retido na Fonte em nosso portal atrav√©s do menu ‚ÄúDIRF‚ÄĚ. Basta clicar e selecionar o tipo de declara√ß√£o e o ano.

 

 

12. WebServices


Caso precise se comunicar com nossos WebServices, seus endere√ßos est√£o todos no menu hom√īnimo. Essa funcionalidade √© bastante t√©cnica e provavelmente s√≥ ser√° utilizada pela √°rea de TI dos prestadores associados.

 

 



http://www.ans.gov.brANS - nº 321869

Sede: Av. Presidente Vargas, nº 463/ 15º andar. Centro, Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20071-908. Tel.: (21) 2126-7000. E-mail: cac@cac.org.br
© 1988-2010 CAC - Caixa de Assistência dos Servidores da CEDAE

Patrocinadoras:
Nova CEDAEPRECE - Previdência Complementar