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Dicas de Saúde


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MENOPAUSA


A menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam quando envelhecem. Embora seja normal, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem normais. As o­ndas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para a mulher.

A menopausa ocorre quando os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocar mudanças no ciclo menstrual.Durante a menopausa a ovulação pára fazendo com que os períodos sejam menos frequentes até parar totalmente. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos, geralmente entre 45 e 55 anos.

Sintomas:

  • Ondas de calor
  • Diminuição do desejo sexual
  • Suor noturno
  • Ressecamento vaginal
  • Irregularidade dos ciclos menstruais
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Depressão

O que acontece exatamente e quando?

  • Perimenopausa (Climatério)- Diminuição gradual dos níveis hormonais
    Essa fase ocorre geralmente no final dos anos 30 até o meio dos anos 40. É um período de transição o­nde a mulher ainda está ovulando mas começa a sentir alguns sintomas da menopausa. A perimenopausa geralmente dura 5 anos mas pode durar somente 2 anos ou até mesmo 8 anos para algumas mulheres. Nesta fase começa uma diminuição gradual da produção hormonal dos ovários. Nos últimos dois anos é quando a mulher começa a sentir mais os sintomas da menopausa pois a diminuição do estrogênio acelera.
  • Menopausa - Ciclos menstruais param
    Essa fase ocorre geralmente no final dos anos 40 até o meio dos anos 50. Os ovários param de liberar óvulos e produzir a maior parte de seu estrogênio. A mulher passa a não ter mais ciclos menstruais. Nesta fase as mulheres podem sentir os sintomas da menopausa com mais intensidade. Quando a mulher passa mais de um ano sem um período menstrual é considerado que ela entrou no período pós-menopausa.
  • Pós-menopausa - Aumento dos riscos de saúde
    Essa fase ocorre geralmente depois dos 50 anos. Esses são os anos depois da menopausa e os sintomas acalmam para a maioria das mulheres. No entanto, nesse período muitas mulheres começam a sofrer as consequências para a saúde (associadas a diminuição dos níveis de estrogênio e outros hormônios) como osteoporose e doenças do coração.

O que fazer para lidar melhor com a menopausa?

Existem algumas mudanças na alimentação e estilo de vida que podem ajudar a mulher a lidar melhor com essa fase da vida. Veja a seguir o que pode ser feito.

Comer mais soja: Os cientistas começaram a se interessar mais pelo potencial da soja depois que estudos demográficos revelaram que apenas 9% das mulheres que vivem na Ásia, o­nde a dieta é rica em soja, sentiam o­ndas de calor durante a menopausa comparado a 80–90% da mulheres ocidentais que sofrem com a menopausa.

A soja é conhecida por ter um impacto sobre o ciclo menstrual da mulher na pré-menopausa. Sociedades que tem um consumo alto de soja tem menor incidência de o­ndas da calor durante a menopausa.

Exercitar-se: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter o­ndas de calor do que as mulheres que se exercitam.Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o exercício aeróbico.

Parar de fumar: Fumar cigarros pode estar relacionado as o­ndas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostraram que grande parte das mulheres que tem o­ndas de calor são fumantes.

Lembre-se:
É importante conversar com seu médico sobre as formas de tratamento da menopausa. Qualquer que seja a opção do médico, fique certa de que o acompanhamento clínico é fundamental para garantir saúde, bem-estar e longevidade, com qualidade de vida. Afinal, muito mais do que em qualquer outra época, a vida pode começar, sim, nos 40, 50, 60. Só depende de cada mulher.



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